Sarah Souza é Campeã Mundial Escolar 2019

A ararense Sarah Vieira de Souza, 15 anos, atleta da Associação Marcos Mercadante de Judô, integrante do Projeto Kimono de Ouro e da Seleção Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), categoria sub 18 / 57 kg, conquistou em 19/06/2019 em Budapest, na Hungria, o título de Campeã dos Jogos Mundiais Escolares de Lutas 2019, o Combat Games, pela pela International School Sport Federation (ISF).

Sarah venceu na primeira luta, uma judoca de Taipei. Depois, derrotou uma húngara e, na final, conquistou o ouro frente a uma forte adversária da França. A ararense representou a Escola Estadual "Francisco Graziano".

Sarah Souza é Vice-Campeã Mundial Cadet 2019

A ararense Sarah Vieira de Souza, 15 anos, atleta da Associação Marcos Mercadante de Judô, integrante do Projeto Kimono de Ouro e da Seleção Brasileira de Judô – Categoria de Base, conquistou em 27/09/2019, em Almaty, no Cazaquistão, o título de Vice-Campeã Mundial Cadet 2019, pela Federação Internacional de Judô.

Sarah categoria sub 18 / 57 kg, começou a caminhada no Mundial Juvenil diante da americana Tasha Cancela. A brasileira foi estratégica, conseguiu forçar três penalidades para a adversária e se garantiu na segunda rodada. A azeri Aytaj Gardashkhanli fez jogo duro contra Sarah, levou a luta para o golden score, mas a brasileira se manteve firme e avançou após três shidos em Aytaj. Nas oitavas, duelo contra a turca Ozlem Yildiz, atual número um no ranking mundial. Sarah não se intimidou, impôs sua luta e conseguiu um ippon, confirmado após checagem de vídeo. Na semifinal do Mundial, a adversária foi a russa Kseniia Galitskaia, quinta do ranking mundial. Sarah forçou um shido durante o duelo e se garantiu na final com um waza-ari faltando um minuto para o fim. Na luta decisiva pelo ouro, a japonesa Rin Eguchi foi eficiente nas técnicas de solo e venceu a brasileira com uma imobilização. Dessa forma, Sarah ficou com a prata do Mundial Juvenil de Judô, a terceira medalha do Brasil na competição.

Nathália Mercadante é Medalha de Bronze Mundial Cadet 2011

A ararense Nathália Orpinelli Mercadante, 16 anos, atleta da Associação Marcos Mercadante de Judô, integrante do Projeto Kimono de Ouro e da Seleção Brasileira de Judô – Categoria de Base, conquistou em 11/08/2011, em Kiev, na Ucrânia, a tão sonhada Medalha de Bronze no Campeonato Mundial Cadet 2011, pela Federação Internacional de Judô.

Nathália categoria sub 17 / 44 kg, que iniciou sua carreira de judoca praticamente quando nasceu, subiu no pódio mais importante da carreira após 5 lutas. Superou quatro adversárias para ser medalhista de bronze em Kiev. Iniciou sua participação com vitória sobre a russa Daria Bobrikova por wazari, na sequência bateu Vera Huseynova, do Turcomenistão, por ippon. Nas quartas-de-final venceu por wazari Anfisa Kapayeva, da Bielorussia. Na semifinal, a brasileira perdeu por ippon para a japonesa Misa Matsuo e bateu na disputa do bronze a inglesa Hayley Willis, por yuko.

João Paulo Correia é 5º Colocado no Mundial Cadet 2015

O ararense João Paulo dos Santos Correia, 15 anos, atleta da Associação Marcos Mercadante de Judô, integrante do Projeto Kimono de Ouro e da Seleção Brasileira de Judô – Categoria de Base, conquistou em 05/08/2015, Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, o honroso 5º lugar no Mundial Cadet 2015, pela Federação Internacional de Judô.

João Paulo categoria sub 18 / 50 kg, venceu os dois primeiros combates, contra judocas do Azerbaijão e da Romênia, respectivamente. Depois, nas quartas de final, perdeu por shidô para um georgiano. Na repescagem, bateu um atleta do Chipre, o que o credenciou a disputar o bronze. Na última luta, esteve perto de pontuar por quatro vezes, projetando o atleta da Mongólia que conseguiu se defender, acrobaticamente, das investidas do ararense. Porém, a dois segundos final, o mongol conseguiu pontuar e venceu o combate.

Nathália Mercadante é 7ª Colocada no Mundial Junior 2015

A ararense Nathália Orpinelli Mercadante, 20 anos, atleta da Associação Marcos Mercadante de Judô, integrante do Projeto Kimono de Ouro e da Seleção Brasileira de Judô – Categoria de Base, conquistou em 23/10/2015, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a honrosa 7º colocação no Campeonato Mundial Junior 2015, pela Federação Internacional de Judô.

Nathália categoria junior, sub 21 / 48 kg, fez 4 lutas e começou bem. Ela estreou apenas na segunda rodada e avançou à fase seguinte após derrotar a espanhola Celia Hidalgo por yuko. Depois, Mercadante venceu a inglesa Kelly Staddon também por yuko e garantiu vaga na decisão da chave C da competição. Na luta seguinte, a brasileira foi derrotada pela japonesa Funa Tonaki, que, adiante, viria a ser a campeã mundial sub-21. Na repescagem, Nathália encarou a judoca da Moldávia, Cristina Budesco e perdeu por wazari, ficando fora da briga por uma medalha.